Opus Dei no Brasil
A Obra está no Brasil desde 1957. Em 1974, seu fundador, São Josemaria Escrivá, esteve no país por 17 dias, e sugeriu várias vezes durante a visita que o Brasil teria um papel essencial para a expansão da Obra pelo mundo. Em certa ocasião, disse: “Eu vejo esta maravilhosa nação como um instrumento com o qual se farão grandes coisas extraordinárias –ordinárias sempre, e não há contradição–, e não só no Brasil, mas a partir do Brasil”.
As atividades apostólicas do Opus Dei no Brasil começaram em Marília-SP, em 1957, atendendo a um pedido do então bispo da diocese de Marília, D. Hugo Bressane de Araújo.
Hoje, o Opus Dei tem centros em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Londrina, Niterói, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo. Além disso, há membros do Opus Dei que moram em outras cidades e nelas organizam atividades de formação de acordo com o espírito da Obra. A sede do Opus Dei no Brasil fica na av. Prof. Alfonso Bovero, 239, em São Paulo.
Além dos centros que dão formação cultural e religiosa a membros e amigos, o Opus Dei cuida de diversas iniciativas apostólicas e tem alguns institutos de formação, como por exemplo, o CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante.
CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante
O Vigário Regional do Opus Dei no Brasil é, desde 1994, o Monsenhor Vicente Ancona Lopez. Para facilitar o governo da Obra em um país tão grande como o Brasil, há aqui duas delegações do Opus Dei, ambas dependentes do Vigário Regional: uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.
Em 1974 o Fundador do Opus Dei, São Josemaria Escrivá visitou São Paulo e ficou encantando com o povo brasileiro.
Para comemorar este evento, no dia 23 de junho de 2012 foi inaugurada uma estátua do Santo na Catedral da Sé na cidade de São Paulo. A cerimônia foi presidida pelo bispo D. Milton Kenan e foi lida uma mensagem especial do Cardeal D. Odilo Scherer escrita especialmente para esta solenidade.
