O Concílio Vaticano II recordou que todos os batizados estão chamados a seguir Cristo, a viver o Evangelho e a dá-lo a conhecer. A finalidade do Opus Dei é difundir a mensagem da chamada universal à santidade, promovendo entre os fiéis cristãos de todas as condições um modo de vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias cotidianas, especialmente através da santificação do trabalho.
Para alcançar este fim, o Opus Dei oferece meios de formação espiritual e atenção pastoral aos seus próprios fiéis e a muitas outras pessoas.
Tal atenção pastoral busca a levar à prática os ensinamentos do Evangelho, mediante o exercício das virtudes cristãs e da santificação do trabalho. Santificar
o trabalho significa esforçar-se por trabalhar segundo o espírito de Cristo: desempenhar as próprias ocupações para dar glória a Deus e para servir os outros, contribuindo, assim, com a cristianização do mundo e fazendo presente o espírito do Evangelho em todas as atividades e realidades temporais.
O compromisso dos fiéis do Opus Dei não se restringe a um campo específico, como, por exemplo, a educação ou a assistência aos doentes. A missão da Prelazia é a de recordar a todos os cristãos que, seja qual for a atividade a que se dediquem, devem cooperar para encontrar soluções justas aos problemas da sociedade e dar testemunho sincero da própria fé.
O Centro Cultural Pinheiros acolhe pessoas de todas as religiões, em pleno respeito à liberdade de cada um. Quem o desejar, pode participar das atividades de formação espiritual e doutrinal. A participação em tais atividades é totalmente livre: representam uma oportunidade a mais para os estudantes.