Sobre o Opus Dei
O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica criada por São Josemaria Escrivá que tem como missão ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus em situações correntes de seu dia a dia, como no trabalho, na vida em família ou na relação com os amigos.
Quando falamos em santos da Igreja, é comum pensarmos em homens que se apartaram da sociedade para se dedicar a uma vida de oração e contemplação, ou que fizeram milagres espetaculares e tiveram visões sobrenaturais extraordinárias.
A mensagem do Opus Dei é que, para ser um cristão santo, nada disso é necessário. Qualquer pessoa – seja um estudante, um astronauta, um entregador de pizzas, um jogador de futebol, um médico ou um músico – está chamada a se santificar por meio de seu trabalho e de suas tarefas cotidianas, nas pequenas e corriqueiras situações do dia a dia.
Para o Opus Dei, há uma grande importância no trabalho humilde que ninguém vê – aquela parte de nosso trabalho que é oculta ou pouco relevante aos olhos da sociedade, mas que pode ganhar uma dignidade muito especial quando oferecida a Deus.
Por exemplo, um entregador de pizzas que se esforce por abrir um sorriso para cada cliente num dia cansativo e carregado de entregas pode não ganhar o reconhecimento do chefe ou dos próprios clientes, mas sempre poderá oferecer seu esforço a Deus, para Quem qualquer pequeno gesto de amor nas tarefas do dia a dia tem um valor grandioso.
A circunstância em que cada pessoa se encontra não é uma barreira, mas justamente o meio pelo qual deve crescer a sua relação com Deus, que é um Pai e Amigo sempre muito próximo. “Não há situação terrena, por mais insignificante e vulgar que pareça, que não possa ser ocasião de um encontro com Cristo e etapa do nosso caminhar para o reino dos céus”, disse São Josemaria Escrivá, o fundador do Opus Dei.
Papa Francisco recebe Mons. Fernando Ocáriz,
Prelado do Opus Dei
O Opus Dei faz parte da Igreja Católica?
É uma seita?
O Opus Dei faz parte da Igreja Católica?
É uma seita?
O Opus Dei é uma parte da Igreja Católica: existe para servir a Igreja e depende totalmente da Igreja. São Josemaria Escrivá, seu fundador, foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002. Seu sucessor como prelado do Opus Dei, o Beato Álvaro del Portillo, foi beatificado pelo Papa Francisco em 2014.
Os membros do Opus Dei vivem práticas espirituais recomendadas pela própria Igreja: participam de missas, rezam o rosário, meditam diante do sacrário, fazem mortificações, leem a Bíblia etc. O Opus Dei é uma Prelazia Pessoal e sua razão de ser é servir a Igreja.
Obviamente, portanto, o Opus Dei não pode ter nenhuma característica de seita. Mas, de onde surgem os boatos? Algumas produções culturais recentes – entre as quais a mais famosa é certamente o livro “O Código Da Vinci” – ajudaram a disseminar muitas ideias erradas sobre a instituição. Por exemplo, a ideia de que o Opus Dei atuaria de maneira “secreta”. Na verdade, os homens e as mulheres que fazem parte da Obra são cristãos comuns: não usam distintivos externos que os diferenciam dos demais, mas também não escondem o fato de serem fiéis do Opus Dei. Como disse São Josemaria, “não é mistério nem segredo. É, simplesmente, naturalidade”.
Por conta desse tipo de mal-entendido, para conhecer o Opus Dei, recomendamos que você recorra antes a fontes primárias – por exemplo, os textos do site da Obra (opusdei.org.br) –, ou a uma conversa direta com algum membro. Para marcar uma visita a nosso centro, ligue para (11) 3062-5897.
Mons. Fernando Ocáriz,
com família em Milão
O Opus Dei em São Paulo e outros lugares do Brasil
O Opus Dei em São Paulo e outros lugares do Brasil
Se você mora longe do bairro de Pinheiros e está procurando algum centro mais próximo, dê uma olhada nesta página, onde há uma lista dos centros do Opus Dei em todo o Brasil.