Formação cultural
Pensamos não só no sucesso profissional ou acadêmico, mas na formação de homens completos, capazes de usar sua liberdade para dar o melhor de si em cada pequena situação do dia a dia.
Temos reuniões sobre literatura, palestras sobre filosofia e temas atuais, além de sessões de cinema seguidas de debate.
Humanitas
Humanitas
Quando podemos conversar com alguém sobre o que estamos lendo, um bom livro fica ainda melhor. O Humanitas é uma espécie de clube de leitura de livros de ficção coordenado pelo professor Rafa Ruiz. Escolhemos um livro e fazemos reuniões periódicas – geralmente quinzenais – em que cada participante conta sua experiência de leitura e fala sobre o que refletiu. Todos são convidados a ouvir com atenção as opiniões dos demais e também a falar com liberdade o que pensam. A atividade fomenta o diálogo respeitoso, ainda que muitas vezes os pontos de vista sejam completamente diferentes.
Para Sempre, de Susanna Tamaro, A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery, e Hamlet, de Shakespeare, foram algumas das obras já discutidas no Humanitas
A proposta do Humanitas é promover a formação humana através da literatura. Não se trata de fazer uma discussão acadêmica ou uma crítica literária. Por isso, estimulamos que participem também aqueles estudantes que ainda não têm o hábito de ler bons livros regularmente. Na primeira reunião do Humanitas, cada participante é chamado a falar da experiência de leitura a partir do seu ponto de vista pessoal e subjetivo: impressões que a história provocou, personagens que chamaram a atenção, recordações da vida pessoal relacionadas ao tema do livro etc. Nas reuniões seguintes ocorre a discussão propriamente. Os participantes, juntamente com Rafael Ruiz, propõem questões e dramas humanos presentes no livro e o debate segue espontaneamente.
Se quiser participar do próximo, é só nos ligar e perguntar qual será o livro discutido.
O auditório do Centro Cultural Pinheiros
Rodas de música
Rodas de música
Com frequência, fazemos rodas de música na sala de convivência principal, com um piano, um violão, um cajón, um pandeiro e alguns cantores amadores. Qualquer pessoa que tenha talento com algum instrumento pode propor uma sessão de música no centro.
Geralmente, as rodas de música acontecem nos aniversários dos residentes e amigos do centro ou em datas especiais. Essa é também uma forma de lazer em que cada um coloca a disposição dos outros as suas capacidades.
Roda de música na sala de estar do Centro Cultural Pinheiros
Palestras culturais
Palestras culturais
As palestras culturais do centro abordam temas como filosofia, política, lugares do mundo, música, literatura etc. Eventualmente, há ciclos de palestras com diversas aulas sobre um mesmo tema – nos últimos anos, por exemplo, tivemos alguns ciclos sobre antropologia, teoria do conhecimento, história e filosofia.
Além de palestras com especialistas e professores universitários, também é comum que os próprios estudantes proponham dar palestras sobre os temas mais diversos.
Palestra cultural no auditório do Centro Cultural Pinheiros
Cine-debates
Cine-debates
Pelo menos uma vez por mês, aos sábados, temos sessões de cinema seguidas de discussões sobre o filme assistido. A conversa estimula a reflexão e ajuda a aprofundar a experiência com o filme. Procuramos assistir filmes que induzam o espectador a sentir e pensar sobre as mais diversas situações e dramas humanos. Numa das sessões mais lotadas de 2017, vimos o filme Lion (2016).